Jovens devem entender necessidade de pensar em aposentadoria

Números mostram que, mesmo sem bola de cristal, é necessário pensar em aposentadoria e organizar a vida, logo cedo

O planejamento da aposentadoria não costuma ser tema de conversa entre os jovens. Para muitos deles, este é um assunto que pode ser deixado para depois, principalmente por não sabermos o que acontecerá no amanhã, isto é, se estaremos vivos para desfrutar da velhice ou não. E, aqui entre nós, faz sentido avaliar dessa forma, né? A grande questão, porém, é que, pensando de uma maneira mais otimista, as chances de alcançarmos a terceira idade são grandes, uma vez que a expectativa de vida dos brasileiros aumenta a cada ano.

Não à toa, segundo dados divulgados pelo IBGE, em 1940, a esperança de vida era de 42,9 anos para os homens e de 48,3 para as mulheres – uma média de 45,5 anos. No ano passado, no entanto, essas idades chegaram a 73,1 e 80,1, respectivamente, totalizando uma média de 76,6 anos. Isso significa que, de 1940 até 2019, o tempo médio de vida aumentou 31,1 anos.

Ou seja, os números mostram que, por mais que não tenhamos uma bola de cristal para prever o que pode acontecer no futuro, é importante estar minimamente preparado para a longevidade. Mas o desafio é grande.

Apenas 4 em cada 10 brasileiros se preparam para a aposentadoria, de acordo com a última pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC). O estudo aponta que, enquanto 41% das pessoas se preocupam com essa fase da vida, 59% não planejam o momento de se aposentar.

Somado a estes dados, que dizem respeito aos adultos, há ainda um fator agravante: a falta de conhecimento sobre investimentos e finanças entre os jovens. A 3ª edição do “Raio X do Investidor Brasileiro”, pesquisa realizada pela Anbima em parceria com o Datafolha, mostra que 61% dos jovens de 16 a 24 anos desconhecem os produtos disponíveis no mercado – o maior percentual entre todas as faixas etárias.

Matéria completa no link: https://valorinveste.globo.com/produtos/previdencia-privada/noticia/2021/04/28/como-planejar-a-aposentadoria-desde-cedo-veja-dicas-para-dar-o-primeiro-passo.ghtml

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress